top of page
Foto do escritorVitor Alexandre

Após pesquisa apontar empate, prefeito divulga levantamento desatualizado para confundir eleitores

Diante da queda nas intenções de voto, Álvaro Machado adota estratégia para ocultar empate técnico com Robertinho Lucena em pesquisa recente. A rejeição ao prefeito entre os eleitores de Barro Alto também aumentou.



foto(divulgação)


A reta final da eleição em Barro Alto indica um cenário de empate técnico entre o prefeito Álvaro Machado (MDB) e Robertinho Lucena (PP), conforme nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 16. Em resposta ao avanço de Robertinho, Álvaro divulgou um levantamento antigo, que o coloca em uma posição mais confortável, em uma tentativa de influenciar o eleitorado e reverter o cenário desfavorável.


Na pesquisa publicada nas redes sociais do prefeito, contratada pela TV Atual Record News e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-00228/2024, os dados coletados entre 4 e 5 de setembro, uma semana antes do levantamento atual publicado pelo instituto Lupa.


Álvaro Machado viu sua intenção de votos ser reduzida para 45,28%, enquanto Robertinho Lucena saltou para 41,24%, encostando no atual prefeito. A margem de erro de 5 pontos percentuais coloca os dois candidatos em empate técnico, tornando a disputa imprevisível e indicando que a eleição será decidida voto a voto na última semana.


Além da queda nas intenções de voto, Álvaro Machado enfrenta outro problema: o aumento de sua rejeição. Na pesquisa atual, 23,18% dos eleitores afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum. No levantamento divulgado pelo prefeito nas redes sociais, o indíce era de 18%.


O cenário espontâneo da nova pesquisa, que mede a lembrança imediata do eleitorado sem a apresentação dos nomes dos candidatos, reforça o cenário de disputa acirrada. Álvaro Machado tem 40,16% das intenções de voto, enquanto Robertinho Lucena aparece com 33,96%.


O levantameno do Instituto Lupa Pesquisas conta com uma amostra de 371 eleitores de Barro Alto, proporcionalmente representativa da população local. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número GO-01720/2024.

Comments


bottom of page