Diante da queda nas intenções de voto, Álvaro Machado adota estratégia para ocultar empate técnico com Robertinho Lucena em pesquisa recente. A rejeição ao prefeito entre os eleitores de Barro Alto também aumentou.
A reta final da eleição em Barro Alto indica um cenário de empate técnico entre o prefeito Álvaro Machado (MDB) e Robertinho Lucena (PP), conforme nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 16. Em resposta ao avanço de Robertinho, Álvaro divulgou um levantamento antigo, que o coloca em uma posição mais confortável, em uma tentativa de influenciar o eleitorado e reverter o cenário desfavorável.
Na pesquisa publicada nas redes sociais do prefeito, contratada pela TV Atual Record News e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-00228/2024, os dados coletados entre 4 e 5 de setembro, uma semana antes do levantamento atual publicado pelo instituto Lupa.
Álvaro Machado viu sua intenção de votos ser reduzida para 45,28%, enquanto Robertinho Lucena saltou para 41,24%, encostando no atual prefeito. A margem de erro de 5 pontos percentuais coloca os dois candidatos em empate técnico, tornando a disputa imprevisível e indicando que a eleição será decidida voto a voto na última semana.
Além da queda nas intenções de voto, Álvaro Machado enfrenta outro problema: o aumento de sua rejeição. Na pesquisa atual, 23,18% dos eleitores afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum. No levantamento divulgado pelo prefeito nas redes sociais, o indíce era de 18%.
O cenário espontâneo da nova pesquisa, que mede a lembrança imediata do eleitorado sem a apresentação dos nomes dos candidatos, reforça o cenário de disputa acirrada. Álvaro Machado tem 40,16% das intenções de voto, enquanto Robertinho Lucena aparece com 33,96%.
O levantameno do Instituto Lupa Pesquisas conta com uma amostra de 371 eleitores de Barro Alto, proporcionalmente representativa da população local. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número GO-01720/2024.
Comments